EXPERIÊNCIAS:ON-LINE
Electrificação
Optimização de Redes Eléctricas*
Um simulador através do qual é possível obter a distribuição óptima de uma rede eléctrica, por meio da computação com recurso a algoritmos genéticos. Estes algoritmos permitem descobrir qual o caminho mais curto para abastecer electricamente um conjunto de edificações, sendo assim possível diminuir o custo geral da instalação. Os algoritmos genéticos funcionam gerando hipóteses, testando-as e aplicando às melhores um processo de selecção natural. A montagem consiste num painel com três botões com os quais se podem gerar aleatoriamente três distribuições urbanas distintas: uma aldeia, uma vila e uma cidade. Cada uma destas apresenta, fundamentalmente, densidades urbanas distintas. Ao iniciar a simulação, pode-se observar o progresso dos testes de optimização das redes, bem como a diminuição do valor económico envolvido na instalação da hipotética rede eléctrica.

*Disponível on-line

Download
Energia e Ambiente
Dispersão Hidráulica de Poluentes*
Instalação interactiva representando as antigas mesas de estratégia de batalha. Apenas desta vez a batalha é contra a poluição em linhas de água. Fisicamente consiste numa mesa onde é projectada verticalmente a representação de um terreno que possui um rio. Com a ajuda de pás, o utilizador pode posicionar modelos físicos reais em cima dessa mesa. Os distintos modelos representam fábricas, suiniculturas e estações de tratamento de águas residuais (ETAR). Ao distribuí-los no espaço e através da simulação dinâmica, é possível observar o seu efeito em termos de descarga de poluentes no rio. As concentrações dos poluentes são visíveis através da pluma gerada pela dispersão hidráulica do rio. As fábricas e suiniculturas são poluentes, enquanto as ETAR tratam os efluentes destas, de forma a reduzir uma parte significativa dos constituintes prejudiciais dos efluentes da exploração industrial e agrícola.

*Disponível no Instituto Superior Técnico, Centro de Estudos em inovação, tecnologia e Políticas de desenvolvimento, IN+".

Download
EXPERIÊNCIAS:EXPOSIÇÃO
Urbanismo e Território
Voo Virtual a Lisboa
Uma imagem geral da cidade de Lisboa, tridimensional e estereoscópica, que associa os meios clássicos de desenho assistido por computador, as ferramentas de sistemas de informação geográfica e de geração de realidade virtual. A aplicação resultou de um projecto conjunto entre a Câmara Municipal de Lisboa e o Instituto Superior Técnico para tratamento integrado de informação geo-referenciada, através de ambientes virtuais tridimensionais, vulgarmente conhecidos por ambiente de realidade virtual. O resultado é um claro exemplo do modo como as novas tecnologias podem constituir poderosos instrumentos de apoio à decisão técnica e política. A importância de efectuar análises, a monitorização de ocupação do uso do solo e as tendências de expansão futura, levam à necessidade da criação de plataformas de gestão e divulgação de informação que, no caso da cidade de Lisboa, estão a ser disponibilizadas através do Centro de Informação Urbana.
Guia de Portugal*
O Guia de Portugal é um projecto de âmbito nacional de base municipal, dos municípios para as pessoas, concretizado em www.guiadeportugal.com, um espaço na Internet específico para os municípios que permite a cada um a promoção dos seus aspectos competitivos e das suas valências num contexto nacional e internacional. O que distingue este projecto é a sua abordagem geográfica, uma vez que disponibiliza, com suporte em aplicações webmapping, um vasto conjunto de conteúdos geo-referenciados relativos ao nosso país, ao seu território, população, património, espaços de valor turístico e informações de índole administrativa, política e económica. É possível efectuar pesquisas de âmbito geográfico relativamente a todos os cerca de 29.000 pontos de interesse disponíveis, sendo os resultados contextualizados com informação de base como estradas, hidrografia, relevo, fotografias aéreas e limites administrativos. O Guia de Portugal constitui-se, portanto, como um SIG à escala nacional, um verdadeiro Serviço Público de Informação Geográfica, que permite a qualquer pessoa, a qualquer hora, em qualquer parte do mundo, fazer qualquer pergunta sobre Portugal, obtendo uma resposta rápida, localizada geograficamente e rica em informação adicional.

*Disponível no Instituto Superior Técnico, Centro de Estudos em inovação, tecnologia e Políticas de desenvolvimento, IN+".
Química
Viagem virtual ao complexo do Barreiro*
Neste filme, integralmente baseado em modelação tridimensional, o visitante poderá observar a dinâmica do Complexo Industrial do Barreiro ao longo do século, evidenciando a implementação de novas estruturas e de novos processos de forma contextualizada, social, política e tecnologicamente. O filme foca ainda dois processos marcantes na história da CUF, o processo do ácido sulfúrico e o processo do amoníaco.

*Disponível no Instituto Superior Técnico, Centro de Estudos em inovação, tecnologia e Políticas de desenvolvimento, IN+.
Processos Químicos
Simulação do Complexo de Sines
Amostragem através de uma unidade de retro projecção controlada por um painel táctil que irá permitir ao utilizador viajar, navegar e conhecer o "Master Plan" para a Zona Industrial e Logística de Sines. Com recurso a vídeo, imagens e som o visitante ficará a conhecer as infra-estruturas, as empresas, e o plano de desenvolvimento para esta região. Estruturado à volta de um software interactivo, a unidade é simples e intuitiva de utilizar tanto para adultos como jovens, e o impacto da dimensão da imagem e som fará com que o visitante se sinta integrado no local.
Minas e Georecursos
Processo de Desmonte do Jazigo do Moinho em Aljustrel.*
Um jogo interactivo onde o visitante aprende o método de desmonte de uma mina e a relevância da optimização da sequência de extracção na rentabilização de um jazigo de minério. O visitante terá de definir uma sequência de desmonte, comparando no final da simulação a rentabilidade por si atingida, com aquela que resulta de um algoritmo de cálculo da sequência óptima em termos de rentabilização do minério.

*Disponível no Instituto Superior Técnico, Centro de Estudos em inovação, tecnologia e Políticas de desenvolvimento, IN+".
Simulação virtual do Aquífero de Castelo de Vide *
Um modelo 3D, recorrendo a um wireframe em VRML (Virtual Reality Modeling Language), sendo possível visualizar os fluxos subterrâneos de água que ocorrem na zona de Castelo de Vide e do rio Sever. O utilizador do sistema poderá alterar as condições climatéricas do modelo e analisar as alterações no comportamento do aquífero. O factor de Taxa de Poluentes no solo pode também ser considerado na simulação.

*Disponível no Instituto Superior Técnico, Centro de Estudos em inovação, tecnologia e Políticas de desenvolvimento, IN+.
Metalomecânica Pesada
Eclusa*
Uma simulação à escala de uma secção de um rio com uma eclusa para realizar a transposição de um barco entre dois patamares do rio, com base numa maqueta com uma dimensão de cerca de 1,5 x 0,5 x 0,4 m. O visitante poderá controlar os vários mecanismos da maqueta, nomeadamente as comportas e o movimento do barco através de uma consola de interface. Pretende-se demonstrar o funcionamento do sistema fazendo o barco subir ou descer os patamares do rio. Para implementar este modelo recorre-se à integração de elementos mecânicos com controlo por microprocessadores programados especificamente.

*Disponível no Instituto Superior Técnico, Centro de Estudos em inovação, tecnologia e Políticas de desenvolvimento, IN+".
Hidráulica Agrícola
A Bacia do Alqueva*
Simulação interactiva da bacia hidrográfica derivada da construção da Barragem do Alqueva, uma das maiores obras de engenharia em Portugal nos últimos anos. A interactividade pode ser explorada através de vários aspectos, incluindo as diferentes fases do projecto, e os detalhes de exploração e consequências ambientais. Pode-se consultar interactivamente a área da construção, visualizar uma fotografia aérea da região ou ainda accionar uma simulação do enchimento e criação da respectiva bacia hidrográfica, o maior lago artificial da Europa.

*Disponível on-line
Florestas e Produtos Derivados
Combate ao Fogo Florestal*
Através de modelos de computação designados por autómatos celulares, pode-se estimar a evolução de um fogo florestal de acordo com as características climáticas, tipo de solos ou a altimetria da zona. Esta pode ser uma ferramenta útil aos bombeiros que, assim, poderão prever aproximadamente a evolução de um caso real e combatê-lo de forma mais eficiente. O utilizador controla a direcção e a intensidade do vento de forma a observar como é afectada a evolução do hipotético fogo. O autómato celular divide a área de simulação numa grelha de pequenas zonas homogéneas quadradas, ou células. Dentro das células, a equação de Rothermel (USDA Forest Service,1972) é aplicada para estimar o progresso do fogo em cada uma de 8 direcções. Quando o fogo atravessou todo o comprimento da célula numa dada direcção, dá-se o contágio com a célula vizinha na mesma direcção, começando esta a arder.

*Disponível no Instituto Superior Técnico, Centro de Estudos em inovação, tecnologia e Políticas de desenvolvimento, IN+".
Engenharia e Vida
Desenho Virtual*
Apresentação de um sistema de estimação virtual, o qual se encontra parametrizado em termos morfológicos, reagindo de formas distintas no processo de adaptação a um espaço digital e às suas regras de gravitação. Este sistema virtual possui pincéis na ponta dos seus braços, o que o permite desenhar de acordo com essas características individuais. O utilizador pode manipular os parâmetros morfológicos por forma a gerar diferentes respostas artísticas.

*Disponível no Instituto Superior Técnico, Centro de Estudos em inovação, tecnologia e Políticas de desenvolvimento, IN+".
Automóvel: da Produção à Concepção
Robot Kuka
Robot KRC com capacidade de manobrar pesos na ordem de 25 Kg. Este robot faz parte da gama de robots instalados na nave de carroçarias da fábrica da Autoeuropa, os quais têm acopladas ferramentas que desempenham as mais diversas funções, incluindo soldadura, manipulação de peças, aplicação de colas e corte laser.
Aplicações Ferroviárias
Protótipo digital do comboio CP2000: uma viagem virtual Guimarães - Porto
Uma viagem virtual entre Guimarães e a Gare de São Bento, no Porto, permite guiar o futuro utente pelo mundo do imaginário e proporcionar-lhe uma nova dimensão da realidade, integrando a envolvente espacial, funcionalidades e soluções de engenharia na geração do comboio CP2000. O modelo digital, com cerca de 10 milhões de elementos, foi desenvolvido na sua forma original para ser apresentado com projecção estereoscópica.