PROJECTO:ARQUIVO DE NOTÍCIAS:NOTÍCIA
A hora da engenharia

De 9 de Janeiro a 2 de Março de 2003, nas instalações da Cordoaria Nacional em Lisboa, vai ter lugar a exposição "Engenho e obra - o engenheiro em Portugal no século XXI", que poderá vir a ser instalada e apresentada definitivamente na forma de um "museu nacional das tecnologias e da inovação".
Esta será uma exposição de obras relevantes de engenharia e do contexto do seu desenvolvimento em Portugal no século XX, de forma a expor uma leitura sobre os desafios contínuos com os quais se tem confrontado a sociedade portuguesa quanto à aplicação da ciência e tecnologia.
Pretende-se expor e possibilitar a análise crítica de projectos com impacte na sociedade portuguesa no século XX, traduzindo a "arte do engenheiro" como criador, empreendedor e inovador, mas também discutir o contexto da evolução histórica da engenharia em Portugal, de forma a possibilitar uma melhor compreensão dos "momentos de inovação tecnológica" que caracterizam as ultimas décadas da história de Portugal.
A exposição será estruturada em quatro partes: uma "zona introdutória", um conjunto de núcleos de natureza contextual, várias "zonas temáticas" e uma zona final de fecho. Adicionalmente, a exposição deverá oferecer um espaço para as empresas que apoiem a iniciativa exporem os seus produtos e actividades, assim como um anfiteatro e um bar.
A área total será de 3500m2
Mais informações em www.expoeng.com

[in Arquitectura e Vida de 01.11.2002]