Pretende-se com este projecto expor, e possibilitar a análise crítica, de projectos com impacto na sociedade portuguesa no século XX, traduzindo a “arte do engenheiro” como criador, empreendedor e inovador, mas também discutir o contexto da evolução histórica da engenharia em Portugal, de forma a possibilitar uma melhor compreensão dos “momentos de inovação tecnológica” que caracterizaram o último século da História de Portugal. Neste contexto, o projecto tem vindo a ser preparado em estreita cooperação com um conjunto de instituições e grandes empresas portuguesas que garantiram uma parte considerável do financiamento necessário a esta iniciativa.
O projecto:
1. Investigação. O trabalho de investigação foi realizado em estreita colaboração entre o Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento do IST, IN+, e o Instituto de História Contemporânea, IHC da FCSH da UNL, estando neste momento identificados mais de 5000 itens iconográficos, incluindo a identificação de um conjunto considerável de espólios museológicos, até então sem um tratamento adequado. A coordenação deste trabalho está a cargo de um comissariado que inclui os seguintes membros: Manuel Heitor, IST/IN+-UTL José M. Brandão de Brito, ISEG-UTL, Maria Fernanda Rollo, IHC/FCSH-UNL, Henrique Cayatte, José Pessoa, IPM/Divisão de Fotografia e Rui Trindade, Imaterial.
2. Estrutura. O trabalho do comissariado tem sido acompanhado por uma larga equipa de investigação que inclui mais de 100 peritos, os quais estão a trabalhar em textos e ensaios sobre temas específicos, para além da identificação de espólios com interesse histórico. Todo o trabalho tem sido aconselhado por um Conselho Consultivo, que inclui peritos de várias instituições nacionais, e validado por um Conselho Científico.
3. Faseamento e Divulgação: O projecto inclui duas fases principais: i) projecto expositivo, que inclui a preparação e produção de uma exposição em Lisboa, a divulgação de um portal, e a publicação de um conjunto de obras de referência sobre a história da engenharia em Portugal no sec XX; e ii) consolidação museológica, que tem por objectivo valorizar o trabalho da fase anterior e contribuir para desenvolver um museu nacional de tecnologias e inovação. Neste contexto, o projecto é dirigido para o público em geral, mas será dada enfâse ao público mais jovem, e aos alunos do ensino secundário em particular.
FASE 1: A exposição, o portal e as publicações
4. Exposição em Lisboa. A exposição será realizada em Lisboa, nas instalações da Cordoaria Nacional, estando aberta ao público entre 8 de Janeiro e 2 de Março de 2003.
5. Portal: http://www.engenharia.com.pt
É um importante objectivo do projecto disponibilizar um novo portal para divulgação de conteúdos sobre a história da engenharia em Portugal, o qual está a ser preparado para 4 perfis distintos de público, nomeadamente: i) jovens e estudantes do ensino secundário; ii) professores do ensino secundário; iii) engenheiros, estudantes e investigadores em engenharia; iv) público em geral. O portal possibilitará diversificar a oferta dos resultados do projecto, diferenciando-se da exposição por ser abrangente e possibilitar a divulgação de conteúdos específicos e detalhados. Incluirá a divulgação de uma base de dados sobre a evolução da engenharia em Portugal no sec XX, a qual será divulgada na forma de um “sistema de informação histórica”.
6. Publicações. O projecto inclui a divulgação de um conjunto de diferentes publicações e materiais de divulgação, nomeadamente:
i) “Engenho e Obra”: livro de referência sobre a engenharia em Portugal, incluindo textos curtos sobre os principais temas tratados e uma selecção de fotografias;
ii) “A Engenharia em Portugal no séc. XX”: série de livros com textos e ensaios produzidos pela equipa de investigação;
iii) catálogo da exposição, incluindo resumos sobre os principais temas tratados e selecção de fotografias;
iv) jornal da exposição (3 números), a realizar em colaboração com o Jornal Oficial da exposição;
v) folhetos/cartazes explicativos da exposição, para divulgação geral.
7. Orçamento e financiamento. O custo estimado para a realização de Lisboa é de cerca de 1.7 milhões de Euros. A realização deste montante foi conseguida através de um patrocinador principal, de financiamento público e de um conjunto de co-patrocinadores, na forma de uma parceria destinada a viabilizar um projecto de interesse nacional.
8. Patrocinador Principal. O Grupo SOMAGUE apoia e promove a exposição e a edição de um livro de referência sobre a engenharia em Portugal, de uma forma que valorize o seu papel na dinamização de uma cultura de base tecnológica e, em geral, da engenharia em Portugal.
9. Financiamento Público. O projecto é financiado através do POCTI, nomeadamente no que se refere ao trabalho de investigação e respectiva divulgação, e através do POSI, no que se refere ao financiamento de um conjunto de conteúdos digitais, para além do apoio directo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
10. Outros apoios públicos:
10.1 Ministério da Educação. A ênfase no público mais jovem, e sobretudo em visitas de grupo à exposição por Escolas, está a ser dinamizada com o apoio do Ministério da Educação, para além de contactos directos com Colégios, Escolas e a Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, AEEP. Neste contexto, o apoio do Ministério da Educação inclui aspectos de divulgação, adaptação de conteúdos aos programas curriculares e aos jovens em particular, e o financiamento de materiais de apoio.
10.2 Ministério da Cultura. A exposição é divulgada com o apoio do Ministério da Cultura.
10.3 Câmara Municipal de Lisboa. Para além da cedência das instalações do Torreão da Cordoaria Nacional, a CML promove a divulgação/publicidade da exposição, colaborando e participando directamente na organização da exposição.
11. Outros Patrocinadores. Têm sido recebidos apoios de outras instituições e grupos empresariais portugueses, concretizados quer em termos financeiros quer em conteúdos para o projecto:
11.1 Patrocinadores Oficiais:
Bombardier Transportation Portugal, SA
Banco BPI, SA
DN – Diário de Notícias
EDP – Electricidade de Portugal, SA
RTP, Radiotelevisão Portuguesa, SA
Sanyo Portugal, Electrónica, SA
SIC, Sociedade Independente de Comunicação, S.A.
Sonae Indústria – SGPS, SA
VW Autoeuropa
11.1 Outros Patrocinadores:
ALSTOM Portugal, SA
BRISA – Auto-estradas de Portugal, SA
CP – Caminhos-de-ferro Portugueses, EP
CUF-Companhia União Fabril, SGPS, SA
EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, SA
EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SGPS, SA
EFACEC, Capital, SGPS, SA
EUROSTAND, Stands e Decorações de Interiores, Lda.
Foto Industrial
Fundação Calouste Gulbenkian
Fundição – Oficina de Espectáculos, Lda.
Galp Energia, SGPS, SA
Metropolitano de Lisboa, EP
MSFT – Software para Microcomputadores, Lda.
Municípia, SA
Parque EXPO’98, SA
PGS – Promoção e Gestão de Áreas Industriais e Serviços, SA
Pormenor – Produção de Imagem, Lda.
REFER – Rede Ferroviária Nacional, EP
REN – Rede Eléctrica Nacional, SA
Siemens, SA
12. Outros apoios institucionais. Todo o projecto tem podido contar com o apoio institucional da Ordem dos Engenheiros, de um conjunto de universidades (IST-UTL, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, UBI), Laboratórios do Estado (LNEC) e outras instituições, incluindo a RTP, a REN, a Cinemateca Portuguesa e o Instituto Português de Museus. Em particular no que respeita à RTP, foi co-produzido um documentário para posterior divulgação televisiva e nas Escolas.
13. Jornal Oficial. O Diário de Notícias, como jornal oficial da iniciativa, publicará 3 separatas (tipo DNA). Adicionalmente, o DN divulgará o projecto com base em entrevistas e textos vários.
14. Divulgação. A exposição será ser precedida por um conjunto de acções de divulgação e marketing, incluindo divulgação em Escolas e Municípios por todo o País, que será coordenado em estreita colaboração com o Gabinete de Apoio ao Aluno do IST, GAPE e com o apoio especifico da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a uARTE e o Programa Ciência Viva. Adicionalmente serão envolvidos jornais semanários e diários, televisões e rádios na promoção do evento, assim como a Câmara Municipal de Lisboa. O plano de comunicação e imagem está a ser desenvolvido em colaboração com uma empresa especializada.
15. Concurso. Foi entretanto concebido o concurso “PENSAR e FAZER”, que visa distinguir trabalhos de jovens entre os 6 e os 18 anos, relacionados com a Engenharia em Portugal no Século XX, elaborados nas escolas, do ensino público ou privado, por grupos de 3 a 10 alunos, orientados por um Professor. O concurso está aberto em 7 temas
-
“lá em casa” – Concurso sobre a identificação de equipamentos, nomeadamente de uso doméstico, com texto descritivo e análise histórica (e.g. aparelhos domésticos mecânicos e eléctricos, por exemplo frigoríficos, aquecimentos, etc.; automóveis e outros meios de transporte);
-
"fazer história” – Concurso sobre a identificação de espólios institucionais de interesse histórico, incluindo a descrição de factos históricos (e.g. oficinas na província; fábricas abandonadas; equipamentos abandonados);
-
“obras e engenhos” – Concurso de trabalhos com análise histórica de obras de engenharia (e.g. pontes, barragens, fábricas, centrais térmicas; redes energia, redes de informação; centrais telefónicas);
-
“à escala” – Concurso sobre construção de maquetas de equipamentos e obras, com texto descritivo e factos históricos, assim como análise dimensional (e.g. maquetas de pontes, edificações, barragens, construções metálicas, meios de transportes);
-
“para brincar” – Concurso sobre construção de brinquedos, com texto descritivo, e integrando materiais diversos e, sempre que necessário, elementos e sistemas mecânicos e eléctricos;
-
“raíz quadrada” – Concurso de trabalhos que relacionem as ciências básicas (matemática, física, química) com obras de engenharia e a aplicação da tecnologia;
-
“na net” – Concurso sobre a construção de páginas na Internet sobre equipamentos específicos e obras de engenharia.
FASE 2: O museu
16. Contexto. Após a realização da exposição, os materiais desenvolvidos ao longo do projecto poderão ser tratados tendo em vista a instalação permanente dos conteúdos na forma de um museu nacional de tecnologias e inovação. Trata-se de um objectivo importante desta iniciativa, de uma forma que venha a possibilitar contribuir para divulgar o impacto da ciência e a tecnologia na sociedade portuguesa através do auxílio de vários meios, e momentos no espaço e no tempo. O objectivo é viabilizar um novo espaço museológico que permita apreender as bases para uma cultura de base científica, com base na história de Portugal do séc. XX. Pretende-se assim estender o conceito de museu de ciência, que tem sido promovido em Portugal e na Europa nos últimos anos, com elementos históricos associados à realidade portuguesa.
ANEXO
ESTRUTURA ORGANIZATIVA E EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO
Engenho e Obra é uma iniciativa do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento do Instituto Superior Técnico, IN+, em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, IHC.
DIRECÇÃO E COORDENAÇÃO GERAL DO PROJECTO
Manuel Heitor, Instituto Superior Técnico, IN+ -UTL´
José Maria Brandão de Brito, Instituto Superior de Economia e Gestão, UTL
Maria Fernanda Rollo, Instituto de História Contemporânea e FCSH-UNL
COMISSARIADO da EXPOSIÇÃO
Manuel Heitor, Instituto Superior Técnico, IN+-UTL
José Maria Brandão de Brito, Instituto Superior de Economia e Gestão, UTL
Maria Fernanda Rollo, Instituto de História Contemporânea e FCSH-UNL
Henrique Cayatte, Atelier Henrique Cayatte
José Pessoa, D.D.F., Instituto Português de Museus
Rui Trindade, Imaterial – Produção de Ideias
CONSULTORA ESPECIAL
Simonetta Luz Afonso, Museu da Assembleia da República
CONSELHO CONSULTIVO
Eduardo Beira, Escola de Engenharia, Universidade do Minho
Paulo Tavares de Castro, Faculdade Engenharia, Universidade do Porto
José Domingues, Centro de Estudos de Telecomunicações, Portugal Telecom Inovação
Alberto Pinto de Magalhães, LNEC– Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Rolando Borges Martins, Parque das Nações, Lisboa
Vitória Mesquita, D.D.F., Instituto Português de Museus
Teresa Pêra, Museu do Instituto Superior Técnico, UTL
João Martins Pereira, TECNINVEST
Manuel Sommer Ribeiro, SOMAGUE
Fernando Rosas, Instituto de História Contemporânea e FCSH-UNL
Guida Lami Dias da Silva, Associação Portuguesa de Energia (Sócio Honorário)
Nuno Ribeiro da Silva, SOMAGUE
Raquel Henriques da Silva, Faculdade de Ciências Sociais e Humana, UNL
Cansado Tavares, Ordem dos Engenheiros
Ana Tostões, Instituto Superior Técnico, UTL
Paulo Renato Trincão, Universidade de Aveiro
INVESTIGAÇÃO E CONTEÚDOS
Investigação e selecção documental:
Coordenação: Maria Fernanda Rollo, Instituto de História Contemporânea e FCSH-UNL
Paula Meireles, investigadora, IN+-IST
Ana Paula Pires, investigadora, IN+-IST e FCSH-UNL
Ana Filipa Silva, investigadora, IN+-IST e FCSH-UNL
Isabel Pina, investigadora, IN+-IST
Ivo Veiga, investigador IN+-IST e FCSH-UNL
Ana Isabel Pereira, investigadora, IN+-IST
Rita Hasse Ferreira, jornalista
Ana Moutinho, jornalista
Paulo Caetano, jornalista
Selecção de imagens e materiais:
Maria Fernanda Rollo, Instituto de História Contemporânea e FCSH-UNL
José Pessoa, D.D.F, Instituto Português de Museus
Fotografia: tratamento, conservação e reprodução de imagens:
José Pessoa, D.D.F., Instituto Português de Museus
Luísa Oliveira, D.D.F., Instituto Português de Museus
José Moreira, D.D.F., Instituto Português de Museus
Documentário:
Autoria: Diana Andringa
Realização: Teresa Olga
Produção: Fado Filmes
Apoios: RTP e Cinemateca Portuguesa (ANIM)
Filmes e vídeos:
Diana Andringa
Rui Trindade, Imaterial – Produção de Ideias
REVISÃO DE TEXTOS
António Massano
PRODUÇÃO E MONTAGEM da EXPOSIÇÃO
Concepção e Design: Henrique Cayatte, Atelier Henrique Cayatte. Com colaboração de Conceição Matos, Cristina Montarroio, Gema Gallego e Sara Lima
Produção e Acompanhamento:
Coordenação:
Henrique Cayatte, Atelier Henrique Cayatte
José Pessoa, D.D.F., Instituto Português de Museus
Execução:
Cláudio Garrudo, Atelier 004
Montagem:
Coordenação:
Henrique Cayatte, Atelier Henrique Cayatte
José Pessoa, DDF, Instituto Português de Museus
Execução: Eurostand
Impressão fotográfica digital: Foto Industrial, SA
Acondicionamento e transporte das peças: Feirexpo, SA
Concepção e desenvolvimento de sistemas de informação:
Portal na Internet:
Coordenação: Manuel Heitor
Execução: Innovagency
Sistemas multimédia temáticos e maquetas interactivas:
Coordenação: Manuel Heitor, Rui Trindade
Execução: Ydreams; Innovagency; Bomba H; Lorentech; Agiltec
ADMINISTRAÇÃO
Coordenação geral e captação de patrocínios:
Manuel Heitor
José Maria Brandão de Brito
Divulgação:
Margarida Diniz, Maria José Ferrão, Gabinete de Apoio ao Estudante, IST
Maria José Francisco, IN+-IST
Execução e gestão financeira:
Helena David, IN+-IST
Contratos e apoio jurídico:
Nuno Pedroso, Instituto Superior Técnico
SECRETARIADO
Juliana Ferreira, Alexandra Coimeiro, Miguel Silveiro, IN+-IST
CONSELHO CIENTÍFICO
Vístulo de Abreu Grupo CUF
Luís Mira Amaral Universidade Nova de Lisboa
José Pedro Martins Barata Instituto Superior Técnico
Jorge Calado Instituto Superior Técnico
João Caraça Fundação Calouste Gulbenkian
José J. Delgado Domingos Instituto Superior Técnico
Rui Leuschner Fernandes Grupo EDP
Gilberto Gomes Caminhos de Ferro Portugueses
Virgílio Abelaira Gomes Grupo EDP
Francisco Carvalho Guerra Universidade Católica Portuguesa
Bernardo J. Herold Instituto Superior Técnico
Ricardo Bayão Horta Instituto Superior Técnico
António Lamas Instituto Superior Técnico
Luís Guimarães Lobato Fundação Casa de Macau
Nuno Madureira Instituto Superior Ciências Trabalho e Empresa
Rogério Martins
Domingos Moura Instituto Superior Técnico
Manuel Moura Siemens
Paulo Nordeste PT Inovação
Eduardo Arantes e Oliveira Instituto Superior Técnico
Luís Valente de Oliveira Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Francisco Padinha Portugal Telecom
João Picoito Siemens
António Diogo Pinto Instituto Superior Técnico
António Gouveia Portela Instituto Superior Técnico
António F. Quintela Instituto Superior Técnico
Artur Ravara Grupo Gapres
Maria de Lurdes Rodrigues Observatório das Ciências e das Tecnologias
Carlos Salema Instituto Superior Técnico
Joaquim Sarmento Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Fernando Marques Seabra Grupo EDP
João Sentieiro Instituto Superior Técnico
José Miguel Leal da Silva Grupo CUF
José Montalvão Santos e Silva ALSTOM
Luís Valadares Tavares Instituto Superior Técnico
José Tribolet Instituto Superior Técnico
COMISSÃO DE HONRA
· O Presidente da República
· O Primeiro-Ministro
· O Ministro da Defesa Nacional
· O Ministro da Educação
· O Ministro da Cultura
· O Ministro da Ciência e do Ensino Superior
· Ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente
· O Chefe do Estado-Maior da Armada
· O Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT
· O Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian
· O Gestor do Programa Operacional para a Ciência Tecnologia Inovação, POCTI
· O Gestor do Programa Operacional Sociedade de Informação, POSI
· O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
· O Bastonário da Ordem dos Engenheiros
· O Presidente da Academia da Engenharia
· O Reitor da Universidade de Aveiro
· O Reitor da Universidade da Beira Interior
· O Reitor da Universidade do Minho
· O Reitor da Universidade Nova de Lisboa
· O Reitor da Universidade do Porto
· O Reitor da Universidade Técnica de Lisboa
· O Presidente do Instituto Superior Técnico, IST
· O Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, FEUP
· O Presidente do Conselho de Administração da SOMAGUE
· O Presidente do Conselho de Administração da Bombardier Transportation Portugal, SA
· O Presidente do Conselho de Administração do Banco BPI, SA
· O Presidente do Conselho de Administração do Diário de Notícias
· O Presidente do Conselho de Administração da EDP, Electricidade de Portugal, SA
· O Presidente do Conselho de Administração da Radiotelevisão Portuguesa, RTP
· O Presidente do Conselho de Administração da Sanyo Portugal, Electrónica, SA
· O Presidente do Conselho de Administração da SIC, Sociedade Independente de Comunicação, S.A.
· O Presidente do Conselho de Administração da Sonae Indústria - SGPS, SA
· O Presidente do Conselho de Administração da VW Autoeuropa
· O Presidente do Conselho de Administração do Taguspark, S.A.
APOIOS
Engenho e Obra é uma iniciativa do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento do IST, IN+, em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, IHC, com o apoio do Ministério da Educação, do Ministério da Cultura, da Câmara Municipal de Lisboa, da Ordem dos Engenheiros, da Academia de Engenharia e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, entre outras instituições nacionais.
Patrocinador Principal:SOMAGUE, SA
Apoio Público:POSI – Programa Operacional Sociedade de InformaçãoPOCTI – Programa Operacional Ciência Tecnologia InovaçãoMinistério da EducaçãoMinistério da CulturaCâmara Municipal de LisboaFundação para a Ciência e a Tecnologia
Patrocinadores Oficiais:Bombardier Transportation Portugal, SABanco BPI, SADN – Diário de NotíciasEDP – Electricidade de Portugal, SARTP, Radiotelevisão Portuguesa, SASanyo Portugal, Electrónica, SASIC, Sociedade Independente de Comunicação, S.A.Sonae Indústria – SGPS, SAVW Autoeuropa
Outros Patrocinadores:ALSTOM Portugal, SA BRISA – Auto-estradas de Portugal, SACP – Caminhos-de-ferro Portugueses, EPCUF-Companhia União Fabril, SGPS, SAEDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, SAEDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SGPS, SAEFACEC, Capital, SGPS, SAEUROSTAND, Stands e Decorações de Interiores, Lda.FeirExpo, SAFoto Industrial, SAFundação Calouste GulbenkianFundição – Oficina de Espectáculos, Lda.Galp Energia, SGPS, SAMetropolitano de Lisboa, EPMSFT – Software para Microcomputadores, Lda.Municípia, SAParque EXPO’98, SAPGS – Promoção e Gestão de Áreas Industriais e Serviços, SAPormenor – Produções de Imagem, Lda.REFER – Rede Ferroviária Nacional, EPREN – Rede Eléctrica Nacional, SA, Siemens, SA
Apoios InstitucionaisAcademia de EngenhariaADP-Adubos de Portugal, SAAIP – Associação Industrial PortuguesaAníbal H. Abrantes, SAAPA-Administração do Porto de Aveiro, SAAPAI – Associação Portuguesa de Arqueologia IndustrialAPL-Administração do Porto de Lisboa, SAAPDL-Administração dos Portos do Douro e Leixões, SAAPS – Administração do Porto de Sines, SAÁquatro, Projectos de Engenharia SAAssociação de Regantes e Beneficiários do Vale do SorraiaArquivo Municipal de LisboaBasílius – Empresa Produtora de Calçado, S.A.CARRIS – Companhia Carris de Ferro de Lisboa, SACefamol – Associação da Indústria de Moldes CEI – Companhia de Equipamentos Industriais, Lda. CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria AutomóvelCelulose Beira Industrial (CELBI), S.A.CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e PlásticosCentral Termoeléctrica de SinesCentro de Estudos Edgar CardosoCIDEHUS, Centro Interdisciplinar de História, Sociedades e Culturas, Universidade de ÉvoraCinemateca Portuguesa – Museu do CinemaCLONA – Mineira de Sais Alcalinos, S.A.CTC – Centro Tecnológico do CalçadoCVRM – Centro de GeoSistemas, Instituto Superior TécnicoDGOTDU - Direcção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento UrbanoEcomuseu Municipal do SeixalEdilásio Carreira da Silva, Lda.Empresa de Limas União Tomé FéteiraEscola de Engenharia da Universidade da Beira InteriorEscola de Engenharia da Universidade do MinhoEscola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica PortuguesaFaculdade de Ciências da Universidade de LisboaFaculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraFaculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de LisboaFaculdade de Engenharia da Universidade do PortoFISIPE, Fibras Sintéticas de Portugal, S.A.Fundições Rossio de Abrantes, SAFutrifer, Indústrias Ferroviárias, S.A.GEO – Gabinete de Estudos Olisiponenses, CMLGrupo AmorimGrupo Higifarma Hemeroteca Municipal de LisboaApoios Institucionais (continuação)Hidrorumo, Projecto e Gestão, S.A.Hovione, Sociedade Química S.A.Iberomoldes, S.A.IBMC – Instituto de Biologia Molecular e CelularIEP – Instituto das Estradas de PortugalIHERA-Instituto de Hidráulica de Engenharia Rural e AmbienteINAG, Instituto da ÁguaINTELI, Inteligência e Inovação – Centro de InovaçãoInstituto de Sistemas e Robótica, Instituto Superior Técnico Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de LisboaInstituto Portuário do CentroIrricampo, Sistemas de Rega, Lda.José dos Santos Ruivo e Filhos, Lda.Laboratório de Mineralogia, Departamento de Minas, Instituto Superior TécnicoLNEC-Laboratório Nacional de Engenharia CivilLisnave, Estaleiros Navais, S.A.Museu Marítimo de ÍlhavoMuseu Nacional da Ciência e da TécnicaMuseu da ElectricidadeMuseu da CarrisMuseu Mineiro do Lousal Observatório para as Ciências e TecnologiasOLIVACAST-Fundição Ferrosa, SAOrdem dos EngenheirosPascoal & Filhos, S.A.Penaguião & Burnay, Lda.Planiplast – Indústria Transformadora de Plásticos, Lda.Plastval-Valorização de Resíduos Plásticos, S.A.Portucel – Empresa Produtora de Pasta e Papel, SAPortugal Telecom Inovação, SAQuimiparque – Parques Empresariais, S.A. Renault – C.A.C.I.A. Companhia Aveirense de Componentes para a Indústria Automóvel, S.A. REPSIL – Comércio, Serviços e Representações, Lda.Sapec-ImobiliáriaSimoldes Plásticos, Lda.Somema –Sociedade Metalúrgica MarinhenseSomincor – Sociedade Mineira de Neves-Corvo, SATransgás, S.A.Turbogás, Produtora Energética, SAuARTE – Unidade de Apoio à Rede Telemática EducativaUniversidade de AveiroUniversidade de Évora